Planta Ornamentada Vira Droga Perigosa e Ameaça Jovens em Chimoio
A “trombeta dos anjos” é uma flor branca que cresce em regiões tropicais, também chamada de “erva-dos-mágicos” ou “erva-dos-feiticeiros”. É conhecida por ser decorativa e ter um perfume agradável. No entanto, recentemente, essa planta foi descoberta como uma droga perigosa, comparável a substâncias como heroína e cocaína.
Vagas de emprego para Auxiliares de Limpeza - Salario: 11 000 a 17 000 Meticais
Especialistas dizem que as folhas e flores da planta são usadas na medicina tradicional para tratar problemas intestinais e de pele. Mas, em Chimoio, na Província de Manica, jovens começaram a usar o chá das folhas da planta como uma droga, semelhante à cannabis (suruma). O efeito dessa droga pode durar até três dias, deixando a pessoa em um estado de loucura. Mais de 40 jovens e adolescentes foram internados recentemente devido ao uso dessa planta, segundo autoridades hospitalares.
Os sintomas apresentados pelos pacientes incluem confusão mental, alucinações, delírios, agressividade, problemas de visão, pressão alta e dificuldades urinárias, conforme relatado pelo Dr. Mbuyamba Tshiphuka, responsável pelo Hospital Provincial de Chimoio.
Fontes locais citadas pelo Limpopo TV, informam que os usuários da “trombeta dos anjos”, principalmente no Bairro “7 de Setembro”, ficam extremamente agressivos, destruindo objectos ao seu redor e até andando nus pelas ruas.
A Procuradoria-Geral da República está tomando medidas para que a planta seja considerada uma droga pesada, o que tornaria sua posse, transporte ou consumo crimes puníveis por lei.